Páginas

BETACAROTENO: Além do bronzeado perfeito!


VEM MEU BRONZE


O verão vem aí, e com ele esperamos também #quevenhameubronze. Nessa época, a procura por tudo que possa acelerar esse processo é grande, e quem é que nunca ouviu falar: "toma suco de cenoura+laranja+beterraba pra ficar bronzeada", e hoje eu vim vos falar que isso não é um mito e funciona sim no processo de ficar mais 'pretinha'. O mais importante nisso tudo, não é saber que ficaremos bronzeadas tomando esse suco, mas porque e como ele age no nosso organismo, para não sermos mais um rosto lindo&fútil por ai. Ter conhecimento a torna também interessante.
 
"O betacaroteno é um pigmento carotenoide com ação antioxidante"

Benefícios do Betacaroteno
É antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade a pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, ajuda a eliminar manchas senis, além de atuar no metabolismo de gorduras e é favorável na obtenção do bronzeamento da pele.

 Como Age no Organismo
Há mais de 600 pigmentos carotenoides presentes em frutas e vegetais de cor verde, vermelha, laranja e amarelo. Estes carotenoides são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa a radiação solar e nas pessoas é válido esse mesmo benefício de sua ação antioxidante e protetora do DNA celular.
Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento. Ele não funciona como um bronzeador, apenas auxilia na uniformização deste bronzeamento, o tornando mais eficiente, aparente e duradouro.

"o betacaroteno não tem restrição quanto à cor da pele, porque vai favorecer o bronzeamento de acordo com o tipo de pele de cada um".


O que pode causar a sua deficiência
A deficiência do betacaroteno e vitamina A é a principal causa de problemas de visão e cegueira evitável em crianças de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Os sinais de deficiência incluem cegueira noturna, olhos secos ou inflamados, perda de cabelo e irritação da pele, redução da capacidade antioxidante do corpo, baixa imunidade, cabelos e unhas enfraquecidos e perda da proteção do aparelho cardiovascular.


Principais fontes de betacaroteno
  • damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata-doce.
  • Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como: couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.
Não há desvantagens em consumir os alimentos com betacaroteno. Porém, o excesso pode elevar a produção de melanina, fazendo com que a pele adquira uma coloração amarelada, conhecida como hipercarotenodermia, que desaparece com a redução do consumo. Além disso, a um alerta: o consumo desses alimentos é contraindicado se a pessoa está fazendo algum procedimento como laser para rejuvenescimento ou depilação, pois a pele vai se bronzear e pigmentar mais facilmente, podendo facilmente manchar. Fumantes que consomem betacaroteno sob a forma de suplementação farmacológica pode ter um aumento de risco de cancro de pulmão, mas se a ingestão for feita naturalmente através de alimentos não tem efeito colateral. Então, boráaa caprichar nos carotenoides nas receitas pré verão!


COMO EU FAÇO

  • 1 cenoura
  • 1/4 beterraba
  • 2 laranjas
  • 1 manga





 Espremo as laranjas num recipiente separado pra só misturá-lo no momento em que for bater no liquidificador. Estando o restante descascado, pico tudo bem "picadinho" e coloco tudo no liquidificador com aproximadamente 500ml de água bem gelada, quatro pedras de gelo e quatro colheres de açúcar (o ideal seria não adicionar açúcar, mas tá difícil de banir essa delícia da minha vida rs). Bato bastante pra não ficar com pedaços muito grandes, porque prefiro não peneirar.. e tomo!


O gosto da beterraba não me agrada e por este motivo coloco um pedaço pequeno pra não realçar tanto e adiciono também a manga pra disfarçar. Fica muito melhor, na minha opinião. Estou tomando todos os dias há duas semanas, e tiveram vezes que por conta da correria, eu fazia o suco no horário de almoço e reservava o restante numa garrafinha para levar pra tomar na faculdade pela noite, mas - além de perder os nutrientes, porque suco deve-se tomar na hora - ficou muito amargo, horrível, e tive que jogar fora, porque estava realmente impossível de tomar. É, nem toda otimização de tempo é sucesso haha.
Uma forma prática para saber se os níveis de carotenóides estão sendo suficientes é observar a palma das mãos. Se estiverem com uma coloração em tom laranja-amarelada, estes níveis estão sendo satisfatórios. Com duas semanas, já pude notar essa mudança na palma da mão, agora só estou aguardando o sol para dar adeus a minha cor branca-de-neve-princessss e contar tudo pra vocês do meu projeto #vemmeubronze!


"Cansei de ser branca. Agora vou ser pretinha"





Por: Ariane Roque Ribeiro

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo